terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Histórias da realidade improvável - 4

.
.

.
.
Avião mais rápido do mundo desaparece sem deixar rasto.

O Pentágono, Departamento de Defesa dos Estados Unidos, informou, quinta-feira, que o avião mais rápido do mundo desapareceu durante uma missão de teste sobre o Oceano Pacífico. 
Segundo o comunicado da Agência de Defesa e Pesquisa de Projectos Avançados dos EUA, o "HTV-2 Falcon" foi lançado "a bordo" de um foguetão, a partir da Base da força aérea Vandenberg, na Califórnia, no que deveria ser uma "missão sem falhas", mas desapareceu sem deixar rasto.
Após a separação com o foguete, o avião ficou em silêncio, durante a fase de voo livre, e efectuou uma série de manobras de teste. Passados 36 minutos de voo foi perdida a comunicação com o avião de alta-velocidade.
Sem tripulantes a bordo, o Voo "hipersónico" estaria preparado para atingir velocidades na ordem dos 21 mil quilómetros por hora (o que, por exemplo, permitiria fazer a viagem entre Londres e Sidney em menos de uma hora) e para resistir a temperaturas de 2000 graus, aproximadamente.
O avião possibilitaria, aos militares, poderem atacar alvos em qualquer parte do mundo, num intervalo de tempo sempre inferior a uma hora.
O primeiro vôo teste do Falcon, em Abril de 2010, também se complicou e, após nove minutos de voo, foi encaminhado para o mar, como precaução.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos só construiu dois protótipos do avião e não existem planos, até ao momento, para o fabrico de mais algum. Este voo teste era a última hipótese de sucesso antes do projecto ser encerrado.
,
in Jornal de Notícias, de 2/8/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário