quarta-feira, 3 de abril de 2013

Curso Básico de Vida.





Cindy Sherman, Untitled # 153, 1985




Fundado no longínquo ano de 1981, ainda na vigência do Conselho da Revolução, o Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia, sedeado em Rio Tinto, promove, no próximo dia 4 de Maio, no Holiday Inn de Gaia (junto ao CTT das Devesas) o imprescindível «Curso Básico de Vida – com prática em manequins de reanimação». O Curso, segundo aqui se informa, será leccionado «de acordo com as normas e “guidelines” do Conselho Português de Ressuscitação».

         E quanto a conteúdos? Informação disponível aqui: «O curso foca numa combinação de desenvolvimento de conhecimentos e técnicas, ficando apto a lidar em cenários reais construindo confiança de forma a serem capazes de providenciar o auxílio em situações de emergência».

         Este Curso será ministrado pelo Dr. Francisco Freitas. O Dr. Francisco Freitas, que terá como partenaires as voluptuosas manequins de reanimação Cenertec, é licenciado em Podologia pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. No Primeiro Ciclo, obteve a média milimétrica de 13,468 valores, tendo registado um substancial acréscimo no Segundo Ciclo (foram, nem mais, nem menos, 16,341 valores). Depois disso, em Bilbau, no Instituto de Terapias Globais, pós-graduou-se em Posturologia Clínica. Em Espanha, o país vizinho, frequentou cursos de cirurgia ungueal e peringueal e, na Invicta, o Curso de Dissecação Anatómica e Cirúrgica do Pé. É proprietário da Clínica de Tratamento do Pé, de Famalicão. Nesta localidade, é o Podologista da Associação de Diabéticos de Famalicão. No ano de 2010, um marco decisivo ocorreu numa trajectória até então quase exclusivamente dedicada aos pés:  «fez um estágio na consulta de Posturologia Clínica e Reprogramação Postural, na Clínica Oftalmológica O. Alves da Silva, Lisboa». Entre outras actividades, o Dr. Francisco Freitas realizou «diversas palestras e rastreios em comemorações públicas abertas à Sociedade».

         Uma manhã de sábado agradável e diferente. No Holiday Inn de Gaia (junto ao CTT das Devesas), tenha por companhia os manequins de reanimação Cenertec e o Dr. Francisco Freitas.

         Caso não possa, poderá frequentar outras acções Cenertec. Por exemplo, «Business Process Management» (Vila Nova de Gaia, dias 20, 26 e 27 de Abril ou 3 e 4 de Maio, tudo de 2013) ou «Facebook Marketing» (26 e 27 do corrente, também deste 2013). Além das conhecidas «Pós-Graduação MG» e «Pós-Graduação GOSI», o Cenertec proporciona «Cursos à Medida», agora muito em voga, como é do conhecimento geral. Nesta categoria, permitimo-nos destacar, no âmbito da Gestão, o curso «Como uma Boa Gestão de Stock pode Aliviar a Tesouraria, Gerar Cash em 3 Meses e Reduzir Custos» e, no âmbito Comercial, «O Segredo do Aumento da Produtivadade dos Empregrados -Melhorar o Desempenho para Alcançar Excelentes Resultados Operacionais». Quanto aos cursos à medida no âmbito Comportamental, o difícil é escolher. Dois se destacam. A saber: «Animar e Motivar Equipas de Trabalho - O Que Satisfaz oI nvidíduo no Posto de Trabalho e o que Efectivamente o Faz Aumentar a Productividade». Depois, «Comunicação Assertiva - Influenciar Pessoas Atravésdo Modo Como se Fala».

         Para quem viver na região de Lisboa, o Cenertec tem uma proposta acalorada, mas irresistível. É já no dia 13, no Estoril: «O Potencial das Bombas de Calor Industriais». Entre os temas aí versados, «Aplicações de tempertatura intermédia» e o incontornável «As águas residuais/esgoto como fonte de calor». É imperioso salientar que, na PG-MG (Pós-Graduação em Marketing na Gestão), os participantes terão, assevera o Cenertec, «acesso a 24 Docentes, "Top" nas suas áreas». Em NeuroMarketing, o Prof. Fernando Rodrigues, director executivo da PsicoSoma Master e autor do livro Porque é que o marketing é sexy e inteligente.  O Marketing Pessoal ficará a cargo de Tânia Almendra, da Missão Mágica. Como se diz na abertura do programa, «O modelo da sociedade em que vivemos impõe padrões de competitividade em todos os aspectos da nossa vida». Tânia Almendra é «Licenciada em Podologista (sic) pela CESPU» e «Máster (sic) em Marketing e Empreendedorismo». É sócia gerente da Missão Mágica e, nessa qualidade, tem na sua carteira de fundraiser instituições internacionais como a UNICEF, a AMI e os Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem-Martins (aqui). Força, Tânia. Para um segmento diferenciado de público-alvo, o Cenertec oferece (após o pagamento de € 240), o curso «A Linguagem Secreta da Arte», ministrado pela Drª Diana Ferreira. O método do curso será: «expositivo, demonstrativo e interrogativo». No programa consta «análise de obras-primas dos artistas mais notáveis». E, é preciso dizê-lo, a Drª Diana Ferreira teve um «período de estudos no Istituto Superior Suor Orsola Benicasa», em Nápoles, e desempenhou «tarefas na direcção da Galleria degli Uffizi», em Florença. Também desenvolveu um estágio voluntário no Museu Soares dos Reis, na cidade do Porto.
         Cenertec, diversos cursos, excelência na formação. Desde 1981.
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. :)
    Rio Tinto...
    Ainda hoje de tive lá ir, mas é sempre uma mágoa imensa...; muda tudo, veloz e atrozmente, depois que deixamos os locais onde fomos felizes...
    A belíssima Quinta do Perdigão, com a sua casa do séc. XIX (onde tive a fortuna de tomar um chá à moda antiga com uma das professoras do Ciclo Preparatório que era uma das herdeiras) deu lugar a um McDonald's e a um Minipreço. Ia morrendo...
    E na 'minha' rua não passo há nove meses. Não posso. Não consigo.
    Rio Tinto..., estranho como os locais que tanto queremos deixar ficam para sempre na nossa pele, correm no sangue, surgem nos sonhos. São.
    Uma vida, foi. Uma saudade, é.
    Tantas memórias e tantas melancolias...
    (isto é desajustado, bem sei, mas ler "Rio Tinto" e ter lá ido hoje, espoletou isto; é mais 'forte' do que a racionalidade, a saudade.)

    ResponderEliminar