segunda-feira, 8 de abril de 2013

Quando um Papa encontra outro Papa.







 

Pedi-lhe depois que me mostrasse o diálogo que mencionara. Era um curto escrito de duas folhas de papel quadriculado, intitulado. Quando um Papa encontra outro Papa:

 

«Entram dois Papas. Os dois pontífices vêm vestidos da mesma maneira e usam dos mesmos tiques, inflexões de voz e modos de sorrir.

O Primeiro Papa (para o segundo Papa): Como está Sua Santidade?

O Segundo Papa (para o primeiro): Bem, obrigado. E Sua Santidade, como tem andado?

O Primeiro Papa (sentando-se na cadeira gestatória): Bem obrigado.

O Segundo Papa (sentando-se noutro trono pontifical): Uf, estou fatigado…

O Primeiro Papa: Uf, que fatigado eu estou…

O Segundo Papa: Muito trabalho? Inquietações?

O Primeiro Papa: Um trabalho terrível! E quanto às preocupações do meu pontificado, nem me fale!...

O Segundo Papa: Bem o compreendo. As minhas preocupações também são terríveis… E o trabalho, Deus meu, o trabalho…!

O Primeiro Papa: Como é pesado o manto de vigário de Cristo!

O Segundo Papa: Como são pesadas as chaves de São Pedro!

O Primeiro Papa: E a Cúria, que trabalhos e ralações ela me dá…

O Segundo Papa: Ah, se dá, se dá!...

O Primeiro Papa: E os cardeais…!

O Segundo Papa: Ah, os cardeais…!

O Primeiro Papa: E as bulas, os breves, as encíclicas, as audiências…

O Segundo Papa: E os sínodos, os consistórios, as audiências privadas, as recepções solenes, a bênção apostólica, os chefes de Estado…

O Primeiro Papa: E os ministros, os secretários secretos, os agravados, os suplicantes, os humildes, os ambiciosos, os heréticos…

O Segundo Papa: Ah, os heréticos, os heréticos…! Há para aí tanta heresia!

O Primeiro Papa: Um pavor, um verdadeiro pavor! Vivemos deveras no século das heresias… (Pausa. Os dois papas calam-se por uns momentos.)

O Segundo Papa: E que faz actualmente Sua Santidade?

O Primeiro Papa: O mesmo de sempre… Trabalho, encíclicas, bênçãos Urbi et Orbi…

O Segundo Papa: O mesmo que eu… Trabalho, encíclicas… Enfim o habitual magistério do vigário de Deus na terra...

O Primeiro Papa: Nem mais.

O Segundo Papa: E Sua Santidade que encíclica anda actualmente a escrever…?

O Primeiro Papa: Uma encíclica intitulada Ululate et Clamate…

O Segundo Papa (muitíssimo surpreendido): Ah!...

O Primeiro Papa: Sua Santidade ficou surpreendida?

O Segundo Papa: Mas sim, mas sim…Imagine Sua Santidade que também ando a compor uma encíclica que se chama precisamente Ululate et Clamate!...

O Primeiro Papa (muito surpreendido): Ah!...

O Segundo Papa: Que curiosa coincidência, não é verdade? Como será possível que estejamos ambos a compor encíclicas que têm o mesmo título?

O Primeiro Papa: Efectivamente, é bizarro, é mesmo muito bizarro…

O Segundo Papa: E de que trata a sua encíclica?

O Primeiro Papa: Dos perigos do livre exame…

O Segundo Papa (extremamente surpreendido): Ah!

O Primeiro Papa: Não me diga que a sua encíclica também trata do angustioso problema do livre exame no seio da Santa Madre Igreja…?

O Segundo Papa: Talvez Sua Santidade não me queira crer, mas é precisamente do livre exame que a minha encíclica trata...

O Primeiro Papa: Ah!...

O Segundo Papa: De facto, é bizarro…Estas coincidências todas… Que coisa tão bizarra!... (Levantando-se.) Bem, Sua Santidade há-de desculpar-me mas tenho de ir andando… Audiência com o embaixador da Guatemala…

O Primeiro Papa: Da Guatemala?! Ah!...

O Segundo Papa: Não me diga que Sua Santidade tem audiência marcada também com o embaixador da Guatemala?...

O Primeiro Papa: Sua Santidade talvez não queira acreditar, mas a única audiência que eu tenho marcada para esta tarde é precisamente com o embaixador da República da Guatemala! (Aparte:) Povo muito católico, aliás…

O Segundo Papa: Ah!

O Primeiro Papa: Bizarro, de facto é bizarro… Bizarríssimo… E depois da audiência, que faz Sua Santidade?

O Segundo Papa: Depois da audiência com o embaixador da Guatemala, recebo uma delegação da L.C.M.S.M.J.R., ou seja…

O Primeiro Papa (interrompendo): Ou seja, a Liga Católica Mundial para o Saneamento Moral dos Jornais e Revistas, presidida pelo Reverendo Duralex Sedlex, da Companhia de Jesus…

O Segundo Papa: Ah! Mas é exactamente isso!... Como é que Sua Santidade está ao par?

O Primeiro Papa: Porque também eu tenho marcada para esta tarde uma audiência à L.C.M.S.M.J.R., presidida pelo Reverendo Duralex Sedlex, S.J.

O Segundo Papa: Ah! (Ficam os dois silenciosos. Levantam-se ambos, o Primeiro Papa saúda o Segundo, este saúda por sua vez o Primeiro e afastam-se os dois, cada qual para o seu Vaticano.) FIM».

 

João Medina, A Ilha Está Cheia de Vozes, 2ª ed., Lisboa, Arcádia, 1978, pp. 95-98.


 

3 comentários:

  1. ora aí está uma valente cagada urbi et orbi que eu fiz à custa deste post

    ResponderEliminar
  2. O vocativo é "Vossa Santidade". Como pode Medina cometer erro desses? Influência de legendas de filmes mal-traduzidos, em que agora, em vez de "vossa" (Excelência, Senhoria, Majestade, Honra, Graça, Eminência, etc.) aparece quase sempre "sua". O vocativo simples "Majestade, Excelência, etc" também desaparece. Mau uso do tradutor automático. Afinal, no inglês também se distingue "Your Majesty ... " de "His Majesty ..."

    ResponderEliminar
  3. O vocativo é "Vossa Santidade". Como pode Medina cometer erro desses? Influência de legendas de filmes mal-traduzidos, em que agora, em vez de "vossa" (Excelência, Senhoria, Majestade, Honra, Graça, Eminência, etc.) aparece quase sempre "sua" ? O vocativo simples "Majestade, Excelência, etc" também desaparece. Mau uso do tradutor automático. Afinal, no inglês também se distingue "Your Majesty ... " de "His Majesty ..."

    ResponderEliminar