sexta-feira, 3 de maio de 2013

Portugal contemporâneo.





 Dois ex-colegas do primo do carteiro de Vítor Gaspar,
figurantes do clássico O Couraçado Potemkine, de Leitão de Barros



 



Graças a um aturado trabalho de investigação (foi também assim, no Watergate!), o jornal «i» conseguiu obter, em primeiríssima mão, a informação que há muito tempo aguardávamos: um ex-colega do avô de Vítor Gaspar esteve na manifestação da UGT. Para quem não acredite, para os que ainda discutem acaloradamente esta magna questão nacional, a reportagem está aqui, na íntegra. Lá está tudo, preto no branco, para que não haja mais dúvidas entre a população. É verdade, sim senhor, podemos garantir ao mundo: na manifestação promovida pela União Geral de Trabalhadores, no passado dia 1 de Maio, esteve presente um ex-colega do avô de Vítor Gaspar. Pena é que este trabalho de pesquisa não tenha ido um pouco mais longe. Os Portugueses continuam sem saber se o vizinho de um amigo de um ex-colega de um tio do sogro do Ministro das Finanças esteve, ou não, na manifestação da UGT. Alguns sustentam que sim, outros asseveram que não. Há mesmo quem diga que aquela personalidade compareceu à manifestação da CGTP. Mas, para o sindicalismo português e para o movimento operário internacional, é um avanço extraordinário – um marco histórico! – saber-se, finalmente, que um ex-colega do avô de Vítor Gaspar marcou presença na manifestação da UGT.

 
 
 




          Também merece o devido destaque outro facto de relevo nacional – e até internacional. À semelhança do que ocorreu no pretérito dia 6 de Abril, a Câmara Municipal de Odivelas irá organizar, no próximo dia 10 de Maio, das 14h00 às 18h00, um Workshop de Auto Maquilhagem. Ministrado por Magali, o Workshop de Auto Maquilhagem terá lugar no Centro de Exposições de Odivelas (Junto ao Jardim da Música) e a sua divulgação está a cargo do Gabinete de Comunicação e Modernização Administrativa / Relações Públicas daquela edilidade. Quem quiser dispensar burocracias camarárias e licenciamentos autárquicos pode sempre contactar directamente a formadora: Magali responde ao telemóvel 964678050 ou dá atendimento electrónico no endereço magalisantana717@hotmail.com. Saúda-se a edilidade odivelense por esta iniciativa cultural de grande vulto, que coloca Portugal – e Odivelas – no mapa da auto maquilhagem à escala planetária. Bem-vindos à globalização cosmética! Pela módica quantia de 30€ por sessão, os moradores no concelho, e até os forasteiros vindos de outras províncias do País, poderão passar uma sexta-feira agradável e amena. São quatro horas, nem mais, nem menos, de iniciação à Auto Maquilhagem. Parabéns à Autarquia, parabéns aos odivelenses. E, claro, um beijinho, Magali.   
.
.

O Novo Secretariado da JS da Trofa, posando informalmente para http://jstrofa.blogspot.pt/


Após uma gravação da Saga Twilight,  
a equipa jovem social-democrata da Trofa apresenta-se no http://jsdtrofa.blogspot.pt
 
 
Conferência de imprensa de Sofia Matos, líder da JSD/Trofa
 
Aspecto geral da conferência de imprensa de Sofia Matos
 
Na Trofa, apoiando a JSD local, marcou presença o Prof. Martin Luther King,
da Universidade de Coimbra (jubilado)







         Carecidos de maquilhagem encontram-se, indubitavelmente, os militantes da Juventude Socialista e da Juventude Social-Democrata da Trofa. Segundo o informado Correio da Manhã, que ao caso dedica uma extensa reportagem, existiu há dias uma preocupante quebra de consenso interpartidário numa rua sem saída da localidade da Trofa. A refrega terá acontecido junto à Trofauto, diz o noticiaasaominuto. Pelos vistos, houve trolha na Trofa. E da boa. De acordo com um testemunho prestado nas instalações do Facebook da Juventude Socialista da Trofa, Daniel Lourenço, líder de bancada da assembleia de freguesia de S. Martinho do Bougado e presidente de mesa da Comissão Política da JS da Trofa, terá sido vilmente agredido por elementos sociais-democratas. Em declarações ao Correio da Manhã, o jovem dirigente socialista relatou o sucedido: «Puxaram-me o cabelo e fiquei com escoriações no peito». De imediato, a líder da JSD da Trofa, Sofia Matos, convocou uma conferência de imprensa. Até à hora de fecho desta edição, e de acordo com a Reuters, a jovem social-democrata já tinha apresentado, a traços largos, a versão laranjinha dos factos. Afinal, foi o Daniel Lourenço, socialista, que mordeu o Filipe Couto Reis, social-democrata. A acrescer a este canibalesco acto, um pormenor de extrema relevância: os jovens socialistas da Trofa transportavam consigo um alicate. O ambiente político trofense encontra-se ensombrado por esta nebulosa na questão-de-facto: o Daniel mordeu ou não mordeu o Filipe? E, já agora, que papel desempenhou o alicate nesta controvérsia ideológica trofense? Enquanto cidadãos contribuintes, exigimos que a comunicação social deste País esclareça, mas esclareça de uma vez por todas, a opinião pública. Não, não é jornalismo de qualidade dizer que os sociais-democratas puxaram o cabelo ao Daniel e que este ficou com escoriações no peito. Terão os jovens sociais-democratas puxado os cabelos do peito do proto-estadista de S. Martinho do Bougado? Interrogações que pairam no ar. E que a comunicação social, entretida com o ex-colega do avô do titular das Finanças, teima em não esclarecer. Assim não é possível fazer cidadania. Assim não é possível construir futuro. Como frequentemente sucede, ambas as partes têm razão: JS e JSD acusam-se mutuamente de querer «silenciar» a acção política. Concordamos em absoluto.









 
 
         Entretanto, por terras de Angola, a empresa luso-angolana de empreiteiros 7 Cunhas continua a prosperar. O Grupo 7 Cunhas, sob a liderança de António Cunha, soma e segue em adjudicações e projectos de obras públicas. Em Angola, obras públicas? É com 7 Cunhas.  
 
 
 
António Araújo 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Ehehehe... Brilhante.

    Tudo questões de elevada pertinência e enorme serviço público! O Grupo 7 cunhas deixou-me simplesmente fascinada. E que grande empreendedora é a Magali, sim senhora. O meu bem haja à Câmara Municipal de Odivelas.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu proponho que o ex-colega do avô de Vítor Gaspar se junte ao primo do filho do tio do dono do bar da praia de Angeiras e, ambos, se candidatem à presidência bicéfala da JSD da Trofa (sim que a juventude tem vindo a ser alvo de forte alargamento etário).

    Mas que não apareçam por lá assim deslavados... que passem antes por Odivelas e se apresentem auto-maquilhados (podia ser o nome de uma empresa de tuning)... nem que para isso tenham de meter uma cunha...ou sete.

    ResponderEliminar
  3. O Senhor não gosta nada da Universidade de Coimbra, pois não?

    ResponderEliminar
  4. E logo hoje que se comemora o Dia (whatever) Da Liberdade de Imprensa...

    ResponderEliminar