sábado, 1 de junho de 2013

Göttingen.

. . .
.
.
Barbara (1930-1997)





O nosso querido António está em Göttingen. Göttingen, António?!! E o Paulo, num gesto bonito, mandou-me logo a balada da Barbara e a pequena história que aqui se conta:





 

         Em 1962, em Ludwigsburg, Charles de Gaulle pronunciou um dos mais célebres discursos do século XX: uma alocução à juventude alemã, feita na sua língua. O discurso do general foi, dizem os livros, um dos mais importantes gestos no processo de reconciliação franco-alemã após a 2ª Guerra.

         Pouco depois, era gravada a música Göttingen, na voz  de  Barbara. A cantora nascera em Paris, em 1930, com o nome de Monique Serf. Na infância, foi abusada sexualmente pelo pai. Judia, teve de fugir dos nazis. Vidas difíceis. Monique tornou-se cantora anos depois. No pós-guerra, regressou a Paris, teve lições de canto e piano no Conservatoire. Gravou várias músicas, êxitos na época hoje quase esquecidos, entre as quais Göttingen. Apesar de ter sido perseguida pelos alemães, Barbara decidiu, numa daquelas estranhas decisões que só a cada um respeitam, deslocar-se ao coração da Alemanha. Apaixonou-se por Göttingen, que lhe retribuiu inaugurando a Barbarastrasse e concedendo-lhe a medalha de ouro da cidade.

         Um dia, quando Barbara cantava, na audiência encontrava-se um jovem estudante de doutoramento, Gerhard Schröder. Anos mais tarde, o futuro chanceler utilizaria a letra da balada num discurso que assinalou, também ele, a amizade franco-alemã.
 
 
 



 
 
         Em 1997, quando Barbara morreu, 250 mil pessoas compareceram ao funeral. Aqui, há quem se interrogue se a sua música fez mais pela reconciliação entre dois povos do que o histórico discurso do general. É uma contabilidade impossível, até escusada e tonta. Aqui ficam a canção e o discurso. Quem quiser que escolha.  

 

2 comentários:

  1. Cada uma fez muito , à sua maneira .
    As duas juntas fizeram imenso .

    Mas que esperar dos ingleses quando se trata de De Gaulle ?
    Ainda hoje essas "tricas" se referendam por lá...

    ResponderEliminar
  2. Que linda e inspiradora mulher!
    Que doce mas intensa voz...
    Tanto que se desconhece e aqui se descobre!
    Wunderbar! Merci.

    ResponderEliminar