segunda-feira, 10 de junho de 2013

O eugenismo em imagens.


. . .
.
.


O concurso «Better Baby», na sua edição de 1908


Otmar von Verschuer observando gémeos


 

Todos nos lembramos do arrepiante ensaio de Stephen Jay Gould sobre o caso Carrie Buck. E daquilo que, no Supremo Tribunal dos Estados Unidos, disse um dos maiores juristas americanos de todos os tempos, Oliver Wendell Holmes: «Já bastam três gerações de imbecis» (cito de memória). Asim se permitiu a esterilização forçada de uma mulher.

O Vasco, com a sua enorme generosidade, mandou-me a notícia de um fantástico arquivo de imagens, o Cold Spring Harbor Eugenics Image Archive. Há lá de tudo, desde os retratos das monstruosidades de circo até ao concurso «Better Babies». E, claro, o trabalho de Otmar von Verschuer sobre gémeos. Houve um português, Ayres de Azevedo, que estudou no Kaiser Wilhelm Institut, de Versucher. José Pedro Castanheira investigou o caso a fundo, tendo publicado Um Cientista Português no Coração da Alemanha Nazi.

Entre nós, que recepção tiveram as doutrinas eugénicas? Tiago Pires Marques já levantou uma ponta do véu sobre este tema. Mas ainda há muito, mesmo muito, para estudar. Um campo em aberto.
 
 
António Araújo
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário