sábado, 24 de agosto de 2013

Da Camden Library, Maine.

. . .
.
.

Camden Library.
Fotografias de Onésimo Teotónio de Almeida.









O relvado junto à janela é o tecto do acrescentamento da biblioteca original. Ao ampliarem a biblioteca, fizeram-na debaixo do chão para não alterarem a vista do Reading Room. A pequena torre à esquerda funciona como clarabóia a ajudar a iluminar a imensa sala subterrânea. A alturas tantas, disse a uma funcionária: Você sabe que não devia ser paga? Ela olhou-me com ar estranho: Why is that? Expliquei então: Quem trabalha num lugar destes não se pode dizer que trabalha.

                                 

*    *    *

 
21 de Agosto
 
A semana passada recebi, de um amigo aposentado da Universidade de Coimbra, um comentário a Quando os Bobos Uivam. Referia-se ao diário da China, incluído na estória “Forjão-Mentes-Me-Sinto”, como sendo de um amigo meu. Sinal de que a ficção funcionou. No livro, procurei ficcionar um pouco as personagens para não centrar tudo em mim. Nesse caso, transpus uma viagem à China em 1983 para outra pessoa. Bom, nessa narrativa aparece um Matt, que na vida real é Pat. Enviou-me há dias, estava eu ainda nos Açores, um e-mail perguntando-me se me importava de falar com um jornalista que está a preparar uma story sobre ele para a Wired Magazine.  Se sim, que poderia falar sem peias, dizendo o que me apetecesse.
O jornalista, Cade Metz, entrou em contacto comigo e agendámos uma conversa ao telefone para quando eu estivesse de regresso aos States. Ele gravaria.
Pois hoje chegou o telefonema de S. Francisco, como combinado. Falarei durante cerca de uma hora sobre o meu encontro com o Pat em Pequim e o nosso relacionamento ao longo de todos estes anos. É uma história impressionante que daria um romance porque o Pat, na altura um dos primeiros estudantes americanos a fazer um year abroad na China. Andava a traduzir o Livro do Tao, de Lao-Tsé, como projecto de licenciatura no Dartmouth College e, poucos anos depois, estava a morrer de cancro. Recuperou, fez um Mestrado em Cambridge, no Reino Unido, e um doutoramento em Filosofia em Stanford; recaiu, voltou a salvar-se; entre mil coisas fundou a empresa Overstock.com e hoje é o seu CEO. Mas continua o mesmo que conheci há 30 anos. Denunciou os escândalos do naked shortselling e previu, em declarações à TV e com anos de antecedência, o desastre financeiro de 2008. Foi duramente vilipendiado, enfim, um rol de histórias mirabolantes de permeio.
Não sei o que vai fazer Cade Metz, que já tinha entrevistado muita gente para este seu projecto. Por mim, não escreveria uma biografia, mas um romance. Tem material qb. O percurso do Pat é a mais impressionante das histórias de vida que conheci de perto. Vai do brilhante ao dramático, ao trágico e ao estonteantemente moderno. A gente encontra delas nos filmes e na literatura, mas esta passou-me muitas vezes na porta. 
 
 
Onésimo Teotónio de Almeida




Sem comentários:

Enviar um comentário