sábado, 19 de julho de 2014

João Ubaldo Ribeiro: in memoriam.

 
 
 
 
 


18 de Julho
 
A notícia chega-me do Brasil via Lélia: Morreu João Ubaldo Ribeiro, 73 anos.
 
Grande escritor, era um querido ser humano. Na mente saltam lembranças de encontros vários com estórias de permeio. O João era imparável a contá-las. E a fazê-las.
 
Recordo duas das Correntes d’Escritas:
 
De uma vez, o Ivo Machado cruza-se com ele no bar do hotel. O João tinha um ar triste e o Ivo ficou intrigado: Aconteceu alguma coisa? O João quase choramingando: ‘Tou virando poeta português…. ‘Tou chorando com saudades da minha mulher.
 
No primeiro ano das Correntes, em 2000, o e-mail ainda era um meio remoto para muita gente. À despedida desse pequeno grande encontro, o João, de braço sobre os meus ombros, perguntou num tom afectivo: Onésimo, você também já usa essa coisa que agora chamam de e-mail? À minha resposta em afirmativo, ele: Então você faz um favor ao seu amigo João? Claro que fazia. Era só mandar. E mandou: De vez em quando você manda um e-mail pra mim a dizer: João, você é bom!
 
Era e é, João. Você é bom!
 
 
 
Onésimo Teotónio de Almeida

 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário