sábado, 18 de junho de 2016

Yão Martelão.

 
 
 
 

No último livro de Yann Martel, As Altas Montanhas de Portugal, passam-se coisas curiosas. Falamos da edição original, em língua inglesa – a que dá conta do aturado trabalho de campo que Martel fez por terras lusitanas. Na tradução portuguesa houve o cuidado de expurgar as calinadas mais graves. Duas, em grande.
 


 
   

       Primeira: na Praça do Comércio, o protagonista contempla a estátua do… Marquês de Pombal. Segunda: a acção decorre em 1904 mas a dado passo surge a Calçada Ribeiro Santos, homenagem toponímica ao estudante morto pela PIDE.




       Yann Martel descobriu em 1904 uma Calçada que só teria esse nome setenta anos depois, por edital de 1974. O resto da historieta mantém este nível. O que custa? Que um livro fabuloso sobre aquelas paragens nortenhas, I Gathered no Moss / Não Criei Musgo, de John Gibbons, tenha sido reeditado há poucos anos, graças à Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, mas se encontre esgotado – e, pior ainda, esquecido. É isso que custa, que faz pena e dó.  


9 comentários:

  1. Em 1904 o protagonista não conseguiria ver a estátua do marquês no terreiro do Paço nem em lado nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, mas o caso mais caricato é que ele coloca a estátua do marquês no meio da Praça do Comércio, ou seja, julga que o D. José é o Marquês de Pombal...

      (devo agradecer ao Pedro o ter-me dado esta informação sobre este livro feito a Martel)

      Cordialmente

      António Araújo

      Eliminar
  2. Fazem tudo de qualquer maneira e são editados. Os livros bons e que estão esgotados não são reeditados. Alguém consegue explicar? Juro que não percebo.

    ResponderEliminar
  3. Fazem tudo de qualquer maneira e são editados. Os livros bons e que estão esgotados não são reeditados. Alguém consegue explicar? Juro que não percebo.

    ResponderEliminar
  4. Caro António. O livro Não Criei Musgo, de John Gibbons, encontra-se disponível para venda ao balcão da biblioteca de Carrazeda de Ansiães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Por acaso, tenho, vale muito a pena. E, já agora, há uma tese sobre o livro, também muito interessante.

      Cordialmente

      AA

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela informação, António Araújo.

      Confirmei que existe também um artigo científico sobre o John Gibbons e a paisagem duriense, disponível na plataforma RCAAP: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64636

      Nuno

      Eliminar
  5. Através de um comentário no meu blogue, cheguei a este seu texto sobre o livro de Yann Martel. Não sabia que a versão portuguesa tinha sido expurgada das calinadas mais graves. Eu li a versão alemã e fiquei bastante indignada pela maneira como Martel usa o nosso país para escrever uma história cheia de episódios surreais de eficácia muito duvidosa.
    Se estiver interessado em ler a minha opinião:
    http://andancasmedievais.blogspot.de/2017/01/as-altas-montanhas-de-portugal.html

    ResponderEliminar