sábado, 28 de janeiro de 2017

Semente, raiz e flor.


 
 
SEMENTE, RAIZ E FLOR
[ou O TERROR DE NÃO PENSAR]
 
 
 
Donald J. Trump, em casa

 
 
 
A polémica e aparentemente legítima (autoridade que, no caso aqui exposto, não elimina as nódoas do nojo e da vergonha) eleição de Donald Trump (um exemplo recente, entre vários) é mais uma prova inequívoca de que as pessoas que não pensam são infinitamente mais perigosas do que as que pensam. O terror de não pensar, a ausência de pensamento próprio ou colectivo, é mais nocivo para uma sociedade do que o suposto veneno de um pensamento concreto ou abstracto. Não pensar produz um fel devastador nos órgãos vitais de um indivíduo e de uma comunidade. Infelizmente, o maligno «tumor branco» do não-pensamento é um cancro diagnosticado tardiamente em organismos moribundos e em falência. Não pensar é um veneno perigoso e sem antídoto, historicamente ignorado e desconhecido, responsável por desfechos trágico-cómicos no teatro da Existência. Donald Trump foi consagrado por um eleitorado maioritariamente não-pensante (veneno destilado em doses massivas). Conjugar o verbo Poder na ausência das traves-mestras do Pensamento e do Conhecimento é voltar a abrir a «Arca da Peste». O incontrolável incêndio trumpetiano teve origem no foguetório da província do espírito e no descuido humano à volta de uma fogueira de acampamento: as eleições primárias e a nomeação e apuramento dos candidatos presidenciáveis (a sinistra Hillary Clinton também não é recomendável nem um exemplo de Civilidade). A inevitável autópsia a esta Era das Trevas irá detectar e reconhecer os históricos venenos do anti-pensamento, da indiferença e da ignorância. A História já escreveu e ilustrou a negro demasiados capítulos sobre pensadores e pensamentos injustamente temidos e perseguidos pelo «monstro sem cabeça». Pensar mal pode ser perigoso, não pensar é-o certamente. A ausência de pensamento é a peste negra do espírito e o agente responsável pela rasura e extinção da Civilização. Os «fins do mundo» têm origem no átomo vazio do não-pensamento. Não pensar em excesso faz mal à saúde pública.
 
*
 
 
         Decifrar as causas da falta de pensamento individual ou colectivo é tão urgente, interessante e necessário quanto decifrar o código de um pensamento. As cabeças avessas ao pensamento sempre foram subalimentadas a «pão e circo» (o regime responsável pela acefalia e pelo enfezamento intelectual). A besta negra do anti-pensamento respira artificialmente, com o auxílio dos broncodilatadores do «progresso»: a televisão e as redes sociais (as excepções estão, por mérito próprio, excluídas deste cenário miserável). O  «Canal Memória» foi obscura e convenientemente dessintonizado e deixou de emitir avisos à navegação. O Esquecimento Central é um dos «problemas da habitação» e da habituação humana. A ausência de Pensamento e de Memória é o bolor que corrompe a Identidade. O farol da consciência colectiva apagou-se e já não brilha no escuro (resta-nos o exemplo do pequeno lume da consciência individual, raiz luminosa, que se acende, aqui e além, contra o nevoeiro da Existência e as tempestades internas e externas do Mundo). O Mal é antigo mas sofisticado: movimenta-se na escuridão, conquista território, cerca as colinas do Ser e hasteia a bandeira fúnebre do Destino. A mediocridade, a miséria e a morte prestam juramento onde a estupidez humana assenta praça. Pensar é coroar a Existência. O Pensamento é uma flor rara com raízes profundas que resistem e incomodam a passagem das debulhadoras da ignorância e da indiferença. As sementes da imaginação e do pensamento nascem e crescem em estado selvagem, naturalmente. Não rebentam nem florescem em estufas climatizadas com «ar condicionado» à força ou em culturas artificiais mas, ao contrário da assombrosa e indomesticável flor da imaginação, as raízes do pensamento podem ser cuidadas e transplantadas por quem tiver consciência, interesse e dedicação. Alheio e indiferente aos campos férteis da Criação, o Tempo & Companhia, Lda., avança pela aldeia da Eternidade adentro e prossegue com os seus trabalhos de terraplanagem e alcatroamento. A flor do Pensamento e o grão da Consciência estão perigosamente próximos da via rápida da Extinção.
 
Ricardo Álvaro
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Concordo a 512%.
    Até digo mais, Trump devia ser substituído imediatamente pelo senhor (desculpe se é doutor, nunca ouvi o seu nome)Ricardo Álvaro.
    Se por acaso não sabe inglês, leve-me como tradutor.

    ResponderEliminar